• Resumo

    Seguidor de linha para LEGO ® Mindstorms utilizando controle PID

    Data de publicação:
    Este trabalho apresenta a metodologia de desenvolvimento de um software seguidor de linha para a plataforma LEGO ® Mindstorms utilizando controlador PID, visando obter uma resposta mais rápida e precisa comparado a métodos que não utilizam algoritmos de controle, obtendo desempenho indesejável em curvas mais íngremes. Foi utilizado um sensor de luminosidade para identificar a cor preta do circuito à ser seguido. Sua programação foi feita em linguagem Java, cuja utilização no LEGO ® Mindstrom é possível com o firmware LeJOS, que possui um plugin para o ambiente Eclipse. O controlador PID foi ajustado utilizando método de tentativa e erro, devido à falta de uma planta. Foram feitos testes obtendo o tempo médio que o robô gastava para completar um determinado circuito comparando-o com robôs que não utilizavam técnicas de controle. Os resultados obtidos foram mais rápidos que os demais robôs.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

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