CONTTINUE: Uma ferramenta colaborativa para narrativas de história
A presente pesquisa objetiva à criação de uma aplicação que propicie aos educandos uma maneira de aprendizado participativa e colaborativa, onde estes possam interagir para a criação de narrativas de histórias, estimulando o pensamento cognitivo, a leitura e a escrita. Pesquisadores como [Papert 2008] e [Christensen, Horn e Johnson 2012], salientam que a escola deve repensar a forma de ensinar e estimular os alunos, acompanhando as tecnologias presentes e criando maneiras inovadoras de passar o conteúdo e que permitam, inclusive, serem trabalhados além dos limites da escola, pois com a facilidade da interconexão da internet, a integração de estudantes foi melhorada. O envolvimento com as narrativas de histórias, desde antes do ingresso na escola, colaboram para o letramento, pois essas narrações constroem uma vivência entre a fala e a escrita, a fabula e o real, instigando e facilitando o processo de alfabetização nos primeiros anos escolares juntamente com a compreensão de diversas atribuições sociais da escrita [Kleiman 1995] e [Chiappini 2001]. A forma encontrada pelos autores para contribuir na melhora da leitura e a cognição acerca de um assunto, foi a proposta de uma ferramenta interativa para narrativas de histórias. A ferramenta proposta permite, em tempo real, que alunos criem um trecho da história dando a sua visão sobre o seu personagem e fomentando um tema inicialmente definido. A ferramenta proposta também faz uso de integração com o Facebook, com objetivo de convocar amigos para a escrita da história.