Ferramenta de avaliação por pares para disciplinas de algoritmos e programação
A avaliação por pares é uma estratégia de avaliação comum na correção de trabalhos científicos e utilizada constantemente para a aprovação de submissões para eventos. Esse trabalho propõem sua utilização em sala de aula, como estratégia pedagógica e também diminuindo a quantidade de exercícios que precisam ser corrigidos pelo professor. A avaliação por pares enfatiza a aprendizagem colaborativa, ao permitir que os estudantes se avaliem mutuamente. A avaliação por pares, ao ter no retorno uma das suas dimensões estruturantes, contribui para dinamizar o diálogo entre o professor e os estudantes e estimula o debate entre eles, além de melhorar suas capacidades críticas e argumentativas [Alves 2012]. Segundo [Topping 1998], para estudantes do ensino superior de mesmo período e formação, a avaliação por pares é um arranjo onde os estudantes consideram a quantidade, o nível, o valor, a qualidade ou o sucesso dos resultados de aprendizagem de seus pares. [Tseng e Tsai 2007] complementam que, a avaliação por pares é uma prática que concorre para a melhoria do desempenho dos estudantes, baseando-se, dominantemente, na revisão e análise dos comentários efetuados pelos seus colegas.