• Resumo

    JOGO DAS SETE FALHAS: UM JOGO EDUCACIONAL PARA APOIO AO ENSINO DO TESTE CAIXA PRETA

    Data de publicação:

    As empresas estão investindo, cada vez mais na qualidade de produto, e uma das maneiras de garanti-la eÌ atraveÌs da atividade de teste de software. Apesar dessa importaÌ‚ncia, o teste de software recebe pouca atenção nos curriÌculos de graduação, sendo poucas as horas dedicadas ao seu ensino. AleÌm disso, existe outro fator, que eÌ a dificuldade de ensinar teste de software, jaÌ que não eÌ trivial, seja pela falta de tempo disponiÌvel ou pela auseÌ‚ncia de atividades praÌticas. Existem vaÌrias iniciativas que estão sendo desenvolvidas, visando aÌ€ inclusão da atividade de teste de software nos curriÌculos de graduação, atraveÌs da adoção de teÌcnicas de ensino que ajudam/melhoram a aprendizagem dos alunos. A iniciativa proposta neste trabalho eÌ a utilização de um jogo para simular os testes. Os jogos servem para estimular e motivar os alunos, jaÌ que possui caracteriÌsticas desafiadoras, aleÌm de prover a parte praÌtica tão necessaÌria ao ensino de teste de software. O jogo foi definido e construiÌdo baseado no jogo das 7 falhas (erros) proporcionando feedback e interação durante as atividades. Os resultados das avaliações aplicadas sugerem que o jogo desenvolvido pode ser uma eficiente teÌcnica de ensino a ser utilizada no ensino de teste de caixa- preta. 

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

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