DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PARA A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE O “EU” DOS INDIVÍDUOS ENCARCERADOS NO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Christiane Jorge Rosa dos Santos Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí, de Itajaí, Servidora do Poder Judiciário da União, exercendo o cargo de Analista Judiciário desde agosto de 2001
  • Fernanda Borba de Mattos Mestre em Ciência Jurídica - Universidade do Vale do Itajaí campus Itajaí/SC. Advogada inscrita na OAB/SC 48.213

Palavras-chave:

Acompanhamento psicológico. Em Si Ôntico. Percepção. Sistema Prisional. Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo visa analisar a realidade dos indivíduos que se encontram encarcerados nos estabelecimentos penais, em relação à sustentabilidade e as suas perspectivas para quando voltarem à sociedade. Primeiramente, traz os conceitos de sustentabilidade e sua conexão com o princípio da dignidade humana e o mínimo existencial. Aborda a ideia de que o primeiro ambiente que se habita é o próprio corpo. Tendo esta percepção, o homem compreende sua importância no e para o ambiente em que convive. Para tanto, deve buscar o autoconhecimento, mediante a descoberta do seu próprio eu, que a Ontopsicologia define como “Em Si Ôntico”. Esse encontro pode ser proporcionado através de acompanhamento psicológico, a fim de que os encarcerados prestem atenção em si mesmos, resgatando a importância e o valor que têm junto aos seus familiares ou meio social, preparando-se plenamente para a liberdade. Na fase de investigação foi utilizado o método indutivo, já na fase de tratamento de dados o método cartesiano. o Relatório dos Resultados expresso no presente artigo é composto na base lógica indutiva. Nas diversas fases da Pesquisa, foram acionadas as Técnicas do Referente, da Categoria do Conceito Operacional e da Pesquisa Bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE: Acompanhamento psicológico. Em Si Ôntico. Percepção. Sistema Prisional. Sustentabilidade.

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Publicado

02-03-2021