O trabalho tem por objetivo questionar a existência do fenômeno da mistanásia no Brasil no contexto da pandemia do covid-19 e, bem assim, identificar a relação desse cenário com construções teóricas do direito à saúde enquanto direito fundamental social. A importância da pesquisa se justifica em razão da própria relevância e a urgência do tema: a pandemia do covid-19, já há algum tempo, foi caracterizada como verdadeiro estado de calamidade sanitária mundial, não escapando disso o Brasil. Daí porque ser necessária a análise jurídica crítica, especialmente a fim de reconhecer ônus e responsabilidades por ventura existentes. A metodologia utilizada na fase de investigação foi o método indutivo; na fase de tratamento de dados o método cartesiano e, no relatório da pesquisa, empregou-se a base indutiva. Ao final, concluiu-se que, caso não haja o investimento efetivo de recursos públicos em saúde, a pandemia do coronavírus muito provavelmente acarretará um panorama de mistanásia.
Palavras-chave: Covid-19. Direito fundamental à saúde. Direitos fundamentais. Mistanásia. Pandemia.
ALERTA DE COVID-19. Total de mortos. Disponível em: https://www.google.com/search?q=total+mortos+covid-19&oq=total+mortos+covid-19&aqs=chrome..69i57j0l3.3632j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em: 9 out. 2020.
ALVES, Jaime Leônidas Miranda. Direito constitucional organizado em quadros. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2020.
APÓS BRASIL BATER RECORDES, CINCO ESTADOS SE APROXIMAM DO COLAPSO NA SAÚDE... Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2020/05/25/apos-brasil-bater-recordes-cinco-estados-se-aproximam-do-colapso-na-saude.htm. Acesso em: 09 out. 2020
ARAÚJO FILHO, Gilson Dias; VARGAS, Matheus. Mistanasia: a morte precoce, miserável e evitável como consequência da violação do direito à saúde no Brasil. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/biodireito/mistanasia-a-morte-precoce-miseravel-e-evitavel-como-consequencia-da-violacao-do-direito-a-saude-no-brasil/. Acesso em: 08 out. 2020.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Coimbra: Coimbra, 1994.
CORONAVÍRUS: 'Idosos deixamos morrer', diz enfermeiro italiano. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/saude-br/coronavirus-idosos-deixamos-morrer-diz-enfermeiro-italiano. Acesso em: 08 out 2020.
'EM COLAPSO': A DRAMÁTICA SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS DA ITÁLIA NA CRISE DO CORONAVÍRUS. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51968491. Acesso em: 08 out 2020.
GOVERNO DE MADRI É ACUSADO DE IMPEDIR HOSPITALIZAÇÃO DE IDOSOS COM COVID-19. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/06/10/governo-de-madri-e-acusado-de-impedir-hospitalizacao-de-idosos-com-covid-19.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 09 out. 2020.
NAMBA, Edison Tetsuzo. Manual de Bioética e Biodireito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION – PAHO. Disponível em: https://ais.paho.org/phip/viz/COVID19Table.asp. Acesso em 08 de outubro de 2020.
PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática. Florianópolis: Conceito Editorial, 2011.
UM TERÇO DAS MORTES POR COVID-19 NOS EUA ACONTECEU EM ASILOS. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/um-terco-das-mortes-por-covid-19-nos-eua-aconteceu-em-asilos-24424719. acesso em 9 out. 2020.
VACINA DA COVID-19 ATÉ O FIM DO ANO É CENÁRIO IMPROVÁVEL, DIZEM ESPECIALISTAS. https://www.cartacapital.com.br/saude/vacina-da-covid-19-ate-o-fim-do-ano-e-cenario-improvavel-dizem-especialistas/ Acesso em: 08 out. 2020
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Juarez Cirino. A Criminologia radical. Curitiba: IPCP: Lumen Juris, 2006.
Os Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, desenvolvidos pela Associação Internacional de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, tem como missão servir à comunidade acadêmico científica, tanto nacional como internacional, como um instrumento de informação e divulgação de produtos científicos produzidos por meio dos eventos organizados pela Associação Internacional. A referida Associação já existia anteriormente a 2015 na forma de Associação de Pesquisa e teve sua atuação e seus objetivos ampliados em 2015 quando foi formalizada.