Atividades como viagens de estudos e visitas guiadas mostram-se efetivas ao despertar a atenção das pessoas para os problemas decorrentes da degradação do meio ambiente. Neste sentido, o turismo pedagógico, integrando educação e conservação da Natureza, parece ser uma estratégia positiva e capaz de contribuir para a transformação do sujeito a partir da sensibilização para as questões ambientais. Considerando este contexto, o trabalho tem como objetivo apresentar algumas propostas educativas resultantes de um projeto de turismo pedagógico que visou incorporar a educação ambiental em suas práticas. As ações ocorreram entre 2014 e 2017 na sede do Centro de Estudos Ambientais Eco-Terrenão, no município de Glorinha, Rio Grande do Sul. O turismo pedagógico pode, de fato, complementar a educação ambiental ao promover a integração do sujeito com a natureza, através do reconhecimento do meio e da percepção ambiental.
Copyright (c) 2024 Aline Beatriz Pacheco Carvalho, Letícia Orling Camacho Escobar, Cristina Vargas Cademartori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.