
Recentemente, relevantes pesquisas foram feitas sobre a temática de personalidade nos estudos de Turismo, mas com abordagens específicas. A última revisão sobre o panorama geral data de 2010, abrangendo artigos de 1967 a 2009, abordando relações de trabalho, aspectos biológicos, psicológicos, socioculturais, cognitivos, de ajustamento e personalidade de marcas. O objetivo deste artigo é atualizar o mapeamento científico da produção sobre personalidade e turismo, por meio de uma revisão e síntese dos estudos publicados desde 2013. Foi selecionada uma amostra de 154 artigos, publicados em língua inglesa nas principais revistas de turismo e hospitalidade internacionais disponíveis nas bases de dados Scopus e Web of Science. Foram mapeadas as áreas como: personalidade de marca e de destino, personalidade do turista e do colaborador, personalidade na internet e mídias sociais e personalidade em mercados emergentes e inovadores do turismo. Na análise de tendências, os temas destaques foram traços de personalidade, imagem do destino, narcisismo e personalidades sombrias. Como avanço, vislumbram-se em que áreas o tema avançou e mapeiam-se as tendências de pesquisa, abrindo uma significativa agenda futura de pesquisa para entender fenômenos existentes e em formação, dado os avanços em tecnologia e como novas dinâmicas afetam o turismo e a hospitalidade.
Copyright (c) 2025 Thais Bandinelli Vargas Lopes de Oliveira, Ewerton Monti, Felipe de Moraes Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.