O turismo enquanto dinâmica social e atividade econômica, é o objeto de investigação deste estudo que tem como cenário a Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais/PR. Trata-se de um território em estado de trans(formação) pelo turismo. Apresenta-se um breve diagnóstico sobre o turismo na Colônia Mergulhão, com base em discussões teóricas acerca do turismo em área rural e as novas relações de produção no espaço rural. Metodologicamente a pesquisa foi construída com base no levantamento de questões específicas sobre essa realidade, mostradas pelos atores envolvidos, a saber: a) A prefeitura municipal; b) Empresários do turismo local; e, c) Associação Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (ACAVIM). Revelaram-se os pontos fortes e fracos sobre o turismo na Colônia, assim como as oportunidades e ameaças a que a mesma está exposta. Concluiu-se que o turismo, organizado através do roteiro Caminho do Vinho, possibilitou importantes ganhos para a comunidade e a sua manutenção enquanto principal atividade econômica está baseada na união dos antigos produtores rurais, hoje empresários do turismo. Estes têm em torno da cultura italiana o seu maior diferencial competitivo, que só poderá manter-se sólido através de uma gestão participativa dos envolvidos.
Derechos de autor 2024 Daniel Fernando Queiroz Martins, Adriana da Igreja, Ana Paula Bistaffa de Monlevade, Angela Maria Carrión Carracedo Ozelame, Marcos A. Tarlombani da Silveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.