[CURSO: MÚSICA]
O artigo apresenta uma análise da prática pedagógica realizada por estagiárias do 5º período do curso de Licenciatura em Música, tendo como público alvo alunos do 3ª ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Itajaí no ano de 2015. Esse estágio foi planejado sob a temática do gênero xote, um ritmo do forró, o qual explorou ludicamente a sua célula rítmica e as questões timbrísticas dos instrumentos musicais utilizados nesse gênero, através da percepção rítmica. As canções “Xote das meninas” e “Xote ecológico” do compositor nordestino Luiz Gonzaga, embalaram as intervenções, que trataram paralelamente da musicalidade e do cuidado com o meio ambiente. Para tanto, utilizou-se a estratégia de desenvolvimento de folhetos de cordel como ferramenta de apropriação desse gênero como linguagem e comunicação. Cada criança construiu o seu folheto de cordel referente à sua compreensão das letras das canções, com desenhos e pinturas que retratavam um pouco da realidade nordestina, entrelaçando o cordel com a música.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017