RESUMO:
Este artigo refletirá a importância do estágio obrigatório supervisionado nos cursos de licenciatura, o qual consiste na realização da prática pedagógica em sala de aula (docência) por acadêmicos como forma de integração entre aprendizado e a experiência prática indispensável para uma formação profissional de qualidade. O estágio objetiva a reflexão das práticas de estágio e as percepções advindas destas intervenções. Assim, também acontece durante esta prática a coleta de dados, além dos registros, a reflexão, a análise fundamentada e a avaliação do processo para registro que resulta na inserção dos acadêmicos nos reais contextos e espaços que irão atuar. A metodologia que orientou este artigo foram as reflexões e percepções obtidas durante as intervenções de estágios registradas nos portfólios e relatórios construídos no decorrer dos cinco períodos dos estágios nos diferentes espaços. Esta prática com os contextos diversos é essencial durante o percurso de formação, pois fomenta as reflexões e possibilita o contato com os diferentes espaços de atuações em todos os níveis da Educação básica até o ensino técnico profissionalizante em espaços formais e não formais de educação, refletindo sobre cada espaço, sujeitos e metodologias diferenciadas a serem abordadas durante suas atuações profissionais, dimensionado assim sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem e formação docente dos acadêmicos.
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