A LEITURA FRUITIVA E A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO: O presente trabalho foi realizado na disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, que teve como objetivo compreender a docência na Educação Infantil. A pesquisa foi efetivada em um Núcleo de Educação Infantil, pertencente à rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú, que atende crianças de zero a três anos e onze meses (berçário e maternal). Participaram da pesquisa crianças, professoras e pais. O plano da docência foi norteado pela literatura como objeto estético na Educação Infantil, ou seja, a concepção de leitura com um viés da fruição, um relacionamento livre que a criança possui com um livro, possibilitando o despertar dos sentidos e o desejo pela obra. O estudo é de ordem qualitativa e os procedimentos de coleta dos dados compreenderam: protocolos de observação, entrevistas, pesquisa bibliográfica, plano de intervenção, registros fotográficos e em diário de campo. Obteve-se uma íntima relação com o grupo pesquisado, permitindo encontrar diversos resultados, e melhor compreender os depoimentos dos sujeitos e as suas interpretações. Considera-se que esta pesquisa fomentou a importância da ação docente para a Educação Infantil, e o quanto são sutis as práticas pedagógicas relacionadas à leitura, inserção dela no cotidiano e estimulação de hábitos de leitura, promovem um grande efeito no desenvolvimento integral da criança, sendo este social, cognitivo, afetivo e sociocultural.