RESUMO: Apresentamos o relato de uma experiência sistematizada na disciplina de Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do 7º período do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí – Univali (Itajaí, SC) e experienciada na Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo central foi de elaborar estratégias de aprendizagem que contemplassem a legislação educacional sobre a educação ambiental na graduação e a concepção de ambientalização curricular que difundida, pode vir a ser uma força atuante na reforma das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores. As palestras e oficinas desenvolvidas possibilitaram a inserção das problemáticas socioambientais numa perspectiva interdisciplinar e exigiram um esforço individual/ coletivo e solidário na apropriação de uma base conceitual e no desenvolvimento do pensamento argumentativo, tanto em relação a temática quanto a necessidade de conhecer e articular ações, políticas e programas de educação socioambiental em todos os níveis e modalidade de ensino. Subsidiar os(as) acadêmicos(as) com recursos conceituais e práticos é um dos caminhos para a efetivação da incorporação da dimensão ambiental em diferentes espaços educadores tendo em vista a formação da cidadania planetária.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, A. F. M e CANDAU, V.M.. Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2008, p. 17-46.
BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na Educação de jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v., 28 abril 1999. Seção 1, p. 1.
_____. Programa Nacional de Educação Ambiental. MMA - Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. - 3. ed. - Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
_____. Projeto de Lei nº 8035, de 2010, do Poder Executivo, que aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=490116. Acesso em 22 de março de 2011.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CARRANO, P. Educação de Jovens e adultos e juventude: compreender o
sentido da presença dos jovens na escola. III Fórum Goiano de EJA, Goiânia, 30/05 a 02/06/2007.
COPELLO LEVY, M. I. Escola ambientalizada e formação de professor@s: compromissos e desafios. In: TAGLIEBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. Pesquisa em Educação Ambiental: Pensamentos e reflexões. Pelotas, UFPel, 2004, p. 105 – 143.
COPELLO, LEVY, M. I. Fundamentos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre ambientalização da escola. Pesquisa em Educação Ambiental. v.1, n. 1, jul./dez, 2006, p. 93-110.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:Paz e Terra, 1997.
GOERGEN, P. Formação Superior: entre o Mercado e a cidadania. In: PEREIRA, E.M. de A (Org.).Universidade e Currículo: perspectivas de educação geral. N campinas: Mercado de Letras, 2010.
MARCOMIN, F. E.; SILVA, A. D. V. da. A sustentável leveza da universidade. In: GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, M. L. As sustentabilidades em diálogos. Itajaí: Univali, 2010, p. 171-189.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
PEREIRA,Y.C.C. e HOHMANN, C.K.D. Currículo ambientalizado: estratégias de aprendizagem nos cursos de licenciatura da FURG como possibilidade de transformação social. 2012. Relatório Pós doutorado - Programa de pós-graduação em educação ambiental. FURG. Rio Grande.
PEREIRA, Y. C. C. Formação e Docência: a construção de um conhecimento integrado no Curso de Pedagogia – mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de Ciências Naturais. 2004, 264 f. Tese doutorado em Educação. UFSC. Florianópolis.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SILVA, A. D. V. da; MARCOMIN, F. E. A universidade sustentável: alguns elementos para a ambientalização do ensino superior a partir da realidade brasileira. In: Actas do I Congreso Internacional de Educación Ambiental dos Países Lusófonos e Galicia. Santiago de Compostela : CEIDA / Universidad de Santiago de Compostela, 2007. v. único.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017