RESUMO: O projeto África na Estampa, planejado para trabalhar com os alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo, em atendimento ao Estágio Supervisionado Obrigatório: Pesquisa da Prática Pedagógica do sétimo período apresentado com requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado em matemática na Universidade do Vale de Itajaí, tem como pressuposto fundamental a compreensão de que a matemática vai além de seu caráter instrumental, direcionado apenas para essa disciplina específica. Partindo dos estudos teóricos de que os eixos pedagógicos devem ser estudados e tratados com constante interação entre as diferentes disciplinas escolares, os estagiários Israel Raulino Coelho e Cristian Elizabete de Freitas desenvolveram no primeiro semestre de 2013 um projeto específico denominado África na Estampa. Entre os blocos de conteúdos da matemática, escolhemos o Espaço e Forma, por entender que seus conteúdos permitem a compreensão do mundo real. Além disso, assuntos como Africanidades e Cultura Afro Brasileira foram tratados concomitantemente com as disciplinas de História, Geografia e Sociologia. Assim, a interdisciplinaridade foi uma grande aliada nas diversas atividades desenvolvidas permitindo que a compreensão do real fosse modelizada.
REFERÊNCIAS
ARAUJO, Kelly Cristina. A África no Brasil. São Paulo: Scipione, 2003.
BENJAMIN, Roberto. A África está em nós. Livro III. João Pessoa: Graf Set, 2008.
BRASIL, Raça. Revista. São Paulo: Escala. edição 115, 2008.
BRASIL, MEC - Secretaria do Ensino Fundamental. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 3, área de matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 198.
DOWBOR, L. A reprodução social. São Paulo: Vozes, 1998.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.
FAZEDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.
GORENDER, Jacob. Brasil em preto & branco: o passado escravista que não passou. São Paulo: SENAC, 2000.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara H. Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In PICONEZ, Stela C. B. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: IF-RS, 2010.
MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
NOVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1922.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017