RESUMO: Este artigo relata a prática da educação musical com alunos do ensino fundamental da Escola de Ensino Básico Pedro Paulo Philippiem Itajaí. A partir do tema Práticas musicais no ambiente escolar e do subtema Ritmando as palavras: Associando sílabas às figuras musicais com alunos do ensino fundamental, teve-se como objetivo desenvolver a compreensão das figuras musicais relacionando- as com sílabas das palavras em práticas musicaisem grupo. Foram realizados exercícios com a utilização do corpo e noções de como andar no pulso, bem como foram escolhidas diferentes palavras extraídas do texto das aulas da disciplina de Língua Portuguesa cedido pela professora titular. As figuras musicais tradicionais foram substituídas por figuras alternativas como traço longo, curto e agrupado, associando-os com as sílabas das palavras. A metodologia aconteceu através de estudo de bibliografia, do planejamento dividido em uma visita técnica, uma aula diagnóstica e dez intervenções, e a coleta de dados se deu a partir de relatórios escritos, registro em áudio e fotográfico. Como resultado os alunos puderam desenvolver melhor a coordenação motora, percepção rítmica e conhecimento de algumas figuras musicais, bem como a forma de ler e entender uma escrita musical.
REFERÊNCIAS
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Interdisciplinaridade, música e educação musical. Opus, Goiânia, v.16, n.1, p.30-47, jun. 2010.
BEINEKE, Viviane; FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Escatumbararibê. Editora: Apoema Comercio de Livros. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ft6Kg7S-LBE. Acesso em: 01. maio. 2013.
BONA, Melita. Carl Orff : Um compositor em cena. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p.125-156.
Brincadeira Dum Dum. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?=zIXU1DESxes. Acesso em 13 abr. 2013.
CIAVATTA, Lucas. O passo: a pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. Rio de Janeiro: L. Ciavatta, 2003.
CORRÊA, Eliézer Alves. Método tique-taque: Uma proposta no ensino do ritmo. Rio de Janeiro: Instituto Villa Lobos/ UNIRIO, 2011. TCC (Licenciatura em Música)- Instituto Villa Lobos Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em:
http://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/eliezercorrea.pdf
Acesso em 08 abr. 2013.
Equipe do CAEF. 66 Práticas rítmicas com o método Kodály. Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://prolicenmus.ufrgs.br/repositorio/moodle/material_didatico/ext_musicalizacao/un66/ext_musicalizacao_un66_mat_apoio.pdf. Acesso em 08 abr. 2013.
GODOY, Arilda Schimidt. Pesquisa qualitativa: Tipos Fundamentais. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p. 20-29, 1995. Disponível em:
http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/392_pesquisa_qualitativa_godoy2.pdf Acesso em 06 maio. 2013.
MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p.25-54.
PALHEIROS, Graça Boal; BOURSCHEIDT, Luís. Jos Wuytack: A pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 305- 341.
SILVA, Walênia Marília. Alfabetização e habilidades musicais. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p.55-87.
SOLOMON, Jim. Alpha Four. In: PAIVA, Rodrigo. Fundamentos e Percepção Rítmica: Apostila para o 1º período do Curso de Licenciatura em Música da UNIVALI-2009.
SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017