RESUMO: Este é um relato das ações dos acadêmicos de música com orientação da professora da disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do 5° período do Curso de Licenciatura em Música da UNIVALI. O público alvo foi a turma do 3ª ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Básica Pedro Paulo Philippi, com vinte e dois alunos em sala. A contação de história FERNANDES (2011) como recurso didático foi o foco para o ensino da música através da apreciação, utilizando o conceito da “Paisagem Sonora” de SCHAFFER (1991), como referência para a sonorização do conteúdo narrativo da história. As ideias a respeito da necessidade de repetição desenvolvidas por (SUZUKI/sd), foram adicionadas como ponto principal para os estudos das peças musicais que foram preparadas e executadas por cada grupo, obtendo assim resultados mais precisos do ponto de vista técnico e métrico na execução das peças, bem como na disposição dos grupos e na correspondência da organização formal entre a narrativa e as peças musicais na sequência Introdução, parte A, parte B e finalização da história. Os resultados obtidos proporcionaram principalmente aos alunos a consciência da necessidade de disciplina, e do cultivo de relações respeitosas em sala de aula, tanto com os colegas quanto com os professores. Do ponto de vista dos estagiários ficou evidente a validade do tema como recurso pedagógico e não como conteúdo didático.
.
BRITO, Teca de Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança, 2° edição, São Paulo: Editora Peirópolis, 2003.
CIAVATTA, Lucas. O Passo: a pulsação e o ensino – aprendizagem de ritmos. Rio de Janeiro: L. Ciavatta, 2003.
_______. O Passo: música e educação, Rio de Janeiro: L. Ciavatta, 2009.
COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. 5. ed. São Paulo: Ática, 1994.
FERNANDES. Iveta Maria Borges Avila (org.). Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino de música, São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2011.
GONZAGA, Ana. Keith Swanwick fala sobre o ensino de música nas escolas. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/entrevista-keith-swanwick-sobre-ensino-musica-escolas-instrumento-musical-arte-apreciacao-composicao-529059.shtml, s/p, s/d, Acesso 10 em de abril de 2013
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Orgs.). Ensino de Música: Propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
MARTINS, Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo: v.30, n.2, maio/ago, 2004.
NASCIMENTO, Milton. Peixinhos do Mar (Cantiga de Marujada). CD Milton Nascimento - Uma Travessia Musical, Gravadora Independente, CD 3, 1999.
PERES, Sandra; TATIT, Paulo. Criança Não Trabalha. CD Canções Curiosas, Gravado Eldorado, São Paulo. 1998.
RCNEI, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de Mundo /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, vol. 3, 1998.
SANTIAGO, Diana. Processos da Educação Musical Instrumental, ANAIS - III Encontro Anual da ABEM, Salvador, junho 1994.
SCHAFFER, R. Murray. O Ouvido Pensante, Trad. Marisa Fonterrada, São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
______. Educação Sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons, São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
SCHUNEMANN, Aneliese Thönnigs; MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Música e história infantis: o engajamento da criança do 0 a 4 anos na aulas música. Revista da ABEM, Londrina, v.19, n. 26, jul/dez, 2011.
SUZUKI, Centro. Biografia. Disponível em: http://www.centrosuzuki.com.br/o_metodo_suzuki.html, s/p, s/d, Acesso em 11 de abril de 2013.
SWANWICH, Keith. Ensinando Musica Musicalmente, São Paulo: Moderna, 2003.
VILLA-LOBOS. Heitor. "Educação Musical". Boletim Latino Americano de Música, abril de 1946.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017