• Resumo

    CENÁRIOS ARTICULADOS E DEFICIÊNCIA MULTIPLA: EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA EM AMBIENTE FORMAL E NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

    Data de publicação: 30/07/2014

    O presente artigo relata o cotidiano de uma criança inserida em dois ambientes escolares, o Atendimento Educacional Especializado – AEE e a Educação Infantil no Ensino Regular. O estudo teve como foco as possíveis parcerias entre educadores do ensino formal e não formal objetivando diminuir as barreiras que impedem a plena participação da criança com deficiência múltipla, aos meios de informação. Com as crescentes discussões acerca da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no Ensino Regular, garantidas por lei, é que esta pesquisa se fez necessária, trazendo o debate para os conflitos que permeiam a frágil relação entre professor, monitora e professor do AEE. Este estudo nos proporcionou um diagnóstico diferente em relação à inclusão, em relação às dificuldades relatadas pelos professores, em relação à aceitação da criança com deficiência, e em relação a esta estar inserida em um ambiente não adequado para as suas necessidades e especificidades. O estudo mostrou que as trocas, as informações a respeito da criança e o bom convívio das pessoas que lidam diretamente com ela, proporcionam o seu pleno desenvolvimento em todas as áreas.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

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