• Resumo

    ESTIMULACAO ESSENCIAL: BUSCANDO POSSIBILIDADES NAS DIFICULDADES

    Data de publicação: 09/08/2014

    Nosso objetivo ao realizar este estudo de caso é abordar a importância da Estimulação Essencial para o desenvolvimento das crianças com deficiência de zero a três anos e onze meses. Nosso foco de observação e estudo de caso foi uma criança com Hidrocefalia e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor. A Estimulação Essencial tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais, tendo como prioridade a construção harmônica do desenvolvimento da criança nesta faixa etária. No Atendimento Educacional Especializado são trabalhadas as áreas cognitiva, motora, linguagem sócio- emocional e auto cuidados estimulando os movimentos voluntários, mudanças de posição e postura, coordenação motora fina e global, apropriação da imagem corporal, linguagem expressiva e compreensiva, movimentos orofaciais, noção espaço- temporal, percepções tátil, visual, gustativa e olfativa favorecendo o desenvolvimento desses aspectos e propiciando a socialização e interação global de forma lúdica respeitando o nível de desenvolvimento e a idade de cada criança. Em relação as atividades de vida diária a Estimulação Essencial tem como prioridade o controle esfincteriano, higiene bucal e corporal, cuidados essenciais e semi- independência. Em relação a parte didático- pedagógica os procedimentos de intervenção são orientados pela equipe multiprofissional de acordo com a necessidade de cada criança. A Estimulação Essencial está entrelaçada à Educação Especial tornando-se um complemento na formação da criança com deficiência proporcionando sua participação efetiva na sociedade. A família é parte integrante do atendimento e recebe orientações para que os procedimentos tenham continuidade em seus lares.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal