O presente artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais Licenciatura UNIVALI-PARFOR. Este estudo apresenta a análise das contribuições do estágio curricular obrigatório nos diferentes espaços educativos, visando fortalecer a formação do docente em Arte. Buscou-se responder o seguinte questionamento: Como o estágio supervisionado nos diferentes espaços educativos formais e não formais contribui para a formação do docente em Arte? Enquanto objetivo geral buscou-se analisar as contribuições das práticas de estágios nos diferentes espaços educacionais formais e não formais a fim de fortalecer a formação do docente em Arte. Como objetivos específicos buscou-se identificar a importância dos estágios para a formação docente, identificar os espaços e diferenciá-los entre formais e não formais, identificar os espaços da Arte nos currículos, refletir sobre as práticas observadas e aplicadas e suas contribuições para a formação docente. A metodologia pautou-se pela abordagem qualitativa com métodos bibliográficos e de observação participativa. Os principais autores que pautaram as reflexões neste estudo foram Barbosa, Arroyo e Martins entre outros que possibilitaram refletir e discutir sobre as percepções advindas da realidade, experiências e práticas vivenciadas. O resultado deste estudo revela que as práticas de estágio nos diferentes espaços fortalecem a formação docente diante da diversidade e especificidades dos espaços, do lugar da Arte, do público e das estratégias vivenciadas e praticadas que possibilitaram a reflexão sobre a prática fortalecendo a formação docente.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017