Este artigo aborda a Gestão Escolar Inclusiva, compreendendo a gestão educacional na perspectiva da educação especial nos espaços escolares. Sugere aos gestores ações e orientações que possam qualificar o processo inclusivo. A pesquisa deu-se em uma escola da periferia do Município de Tijucas/SC, que absorve de seu entorno, alunos de uma das regiões mais vulneráveis da cidade, por apresentarem problemas sociais como: pobreza, situação de risco, drogas e violência em diferentes dimensões. Deste modo, os procedimentos metodológicos que abarcaram a sistematização das informações apresentadas envolveram, a elaboração de instrumentos de coletas (questionários), avaliação para elaboração de um plano de ação, a confecção de materiais didáticos e instrucionais e a intervenção. Para que o trabalho investigativo fosse realizado, momentos de reflexão e de sensibilização na forma de atividades aconteceram. Como exemplo do exposto cita-se, a dinâmica sentindo na pele, a oficina de jogos pedagógicos e a mostra fotográfica.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017