O artigo teve como objetivo questionar o uso de equipamentos eletrônicos e softwares na prática pedagógica do professor de Geografia. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Para coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário com perguntas abertas e de alternativas pertinentes ao assunto. Também foram considerados os diálogos informais que tivemos com os docentes. Tendo em vista as profundas transformações no mundo atual e o papel das ciências geográficas, compreende-se a importância de propiciar aos discentes o uso de novas tecnologias como as computacionais. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibiliza as escolas da cidade de Itajaí, Santa Catarina, computadores com software educativo e acesso à Internet. Porém, foi percebida uma dicotomia em usar essas ferramentas no processo pedagógico como um instrumento a mais na sala de aula. Os recursos computacionais, além de motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas, colocam o discente frente a outras realidades diferentes daquela em que ele vive. Mas para usar adequadamente os softwares educativos, o professor precisa se tornar um elo forte entre o conhecimento e a tecnologia, e deve estar apto a ensinar e a aprender com o aluno, sendo crítico com os conteúdos encontrados na Internet, garantindo, assim, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017