EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Data de publicação: 17/12/2015
Este texto é resultado das experiências empreendidas no Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, requisito curricular obrigatório para a licenciatura em Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), na qual propõe reflexões do exercício da docência em educação infantil. O estudo está pautado nos princípios da pesquisa qualitativa, sendo desenvolvido numa instituição pública municipal da rede de ensino de Itajaí (SC). Os procedimentos adotados foram a observação participante, registros em diários de campo, pesquisa no Projeto Político Pedagógico e entrevistas. Com base nesses instrumentos, foi elaborado o plano de ação/intervenção. Participaram vinte e cinco crianças com idade entre 4 a 5 anos – Pré-escola. Numa incessante busca em associar aspectos da teoria à prática, as ações tiveram como objetivo provocar experiências estéticas, mediadas pela arte, conduzidas pela criação e apreciação, visando o desenvolvimento de um sujeito sensível, ético. Os resultados apontam possibilidades para o fazer docente na primeira infância, bem como, o desenvolvimento sensível docente e das crianças participantes do estudo.