• Resumo

    O ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: FUTSAL E VOLEIBOL

    Data de publicação: 17/12/2015
    Esta pesquisa tem como objetivo verificar o processo de ensino dos esportes coletivos – futsal e voleibol, utilizando como metodologia de ensino a abordagem crítico-emancipatória. Esta se apresenta como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados os relatórios das intervenções, estes sendo realizados durante as aulas da disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do sexto período do curso de Licenciatura em Educação Física. Participaram do estudo aproximadamente 41 escolares com idade entre 12 a 14 anos. Os alunos cursavam a sétima série do Ensino Fundamental no período matutino, do Colégio de Aplicação da UNIVALI (CAU), localizado em Itajaí / SC – Brasil. A razão que levou o pesquisador a realizar o estudo surgiu de reflexões feitas sobre a prática dos esportes futsal e voleibol durante a época de discente e observações feitas em meio acadêmico, a partir de estudos realizados na disciplina Pedagogia do Esporte. A análise dos resultados se delimita as reflexões das intervenções, ou seja, da prática pedagógica a partir dos dados coletados. Por fim, se recomenda a realização de outras pesquisas relacionadas, que possam dispor de mais tempo para estudos principalmente empíricos e desta forma, que possam abranger mais modalidades de esportes coletivos, tratando da pedagogia no ensino dos esportes.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal