• Resumo

    INTERLOCUÇÕES ENTRE A MÚSICA, O PIBID E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Data de publicação: 17/12/2015

    O presente artigo tem o objetivo de analisar, a partir da educação estética, as experiências de ensino-aprendizagem dos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com foco nas reflexões oportunizadas pelos Encontros de Formação Estética. Participaram desta pesquisa acadêmicos bolsistas do curso de Música da UNIVALI inseridos no PIBID Música na Educação Infantil junto aos Centros de Educação Infantil do município de Itajaí (SC). As análises procuram responder questões voltadas  para as estratégias de ensino utilizadas pelos acadêmicos e os impactos causados na formação pessoal e profissional dos futuros professores inseridos no Programa. Para isto, esta investigação fez um levantamento de 18 meses de trabalho realizado nos CEIs, através da leitura e análise dos planejamentos, relatórios mensais e portfólios individuais, caracterizando a importância dos encontros promovidos ao longo do projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, em que também foram observadas fotos, vídeos e materiais didáticos que complementam a análise. Os dados investigados indicam que a participação no programa foi motivadora na promoção de mudanças voltadas para a docência, mas também para a vida pessoal dos sujeitos da pesquisa. Indicam também a preocupação com o refinar dos sentidos, tão necessários ao homem contemporâneo.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal