• Resumo

    Os jornais locais no interior do RS: uma análise sobre a gênese do jornalismo impresso da cidade de Frederico Westphalen

    Data de publicação: 09/05/2018

    Este estudo busca resgatar e analisar a origem do jornalismo impresso em Frederico Westphalen (RS) a partir do estabelecimento de duas etapas de pesquisa que se relacionam entre si. Primeiramente e de modo mais geral, realizam-se entrevistas em profundidade com os editores dos primeiros jornais impressos produzidos no município e a consulta a acervos locais para determinar as motivações editoriais que levaram ao surgimento do jornalismo impresso na cidade. Além disso, efetua-se, especificamente, uma análise de conteúdo do jornal O Regional, um dos jornais pioneiros da cidade e que se encontra já extinto. O trabalho procura interpretar as informações à luz da legislação e da história da imprensa nas décadas de 1960 e 1970. Os resultados tratam da relação dos jornais com a comunidade e com correntes político-partidárias, da ausência de jornalistas graduados na região e do impacto da inclusão das novidades tecnológicas da época no jornalismo local.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal