Este trabalho tem como objetivo analisar a construção mítica e publicitária das atletas da Seleção Brasileira em peças veiculadas durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019. Para tanto, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, os comerciais: (1) Marta #ElaÉNúmero 1, (2) Andressa Alves’ Story e (3) Copa do Mundo Feminina da FIFA, analisados através da Retórica da Imagem de Barthes (1990). Ao fim do estudo, constatou-se que as peças selecionadas potencializaram a criação e recriação de atletas-mito, despertando a atenção nos comerciais publicitários estudados através de pontos como talento, superação e habilidade e, até mesmo, à “alegria” das jogadoras – remetendo à brasilidade. Concluiu-se, ainda, que o atleta-mito personifica, portanto, a figura com a qual muitas pessoas se identificam, sendo considerado um modelo exemplar para a humanidade, com seus desafios, dificuldades e sofrimentos, com suas vitórias e derrotas; enfim, com a luta pela sua história.
Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).