Considerações sobre as divergências e convergências entre arte e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v22n1.p27-38

Palavras-chave:

Arte, Comunicação, Linguagem

Resumo

Apesar dos avanços nos estudos em arte, concomitantes à crescente diversificação no campo da comunicação, existe persistente tendência em conformar o processo de produção e fruição artísticas enquanto meio de comunicar. Este artigo problematiza esse entendimento, ao confrontar alguns dos paradigmas comunicacionais em contraposição a uma perspectiva que compreende a arte enquanto o que se produz na lacuna surgida onde a comunicação fracassa.

Biografia do Autor

Felipe de Oliveira Rodrigues, UEMG

Felipe de Oliveira é um cantor mineiro que iniciou sua carreira musical após trajetória no cinema, área na qual é graduado. Com passagem por produtoras como Teia Filmes e especialização em Gestão Cultural, o artista buscou, em sua formação, compreender as dinâmicas de produção que envolvem seu ofício. Realizou um financiamento coletivo para a produção do 1º álbum musical, intitulado Coração Disparado. O trabalho resultou num show que circulou por diversos palcos e festivais brasileiros. Viabilizou seu 2º álbum, Terra Vista da Lua, através da Lei Aldir Blanc e do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que foi eleito como melhor disco na categoria Pop, Rock e Afins pelo Prêmio da Música Popular Mineira, organizado pela Rádio Inconfidência. O show derivado do disco transformou-se em um DVD, através da Leu Municipal de Incentivo à Cultura de BH. Felipe ainda desempenhou a função de parecerista na Secretaria Estadual de Cultura do ES, compôs o Júri Jovem da Mostra de Cinema de Tiradentes, dirigiu o curta-metragem O Amor em Pedaços e teve seu trabalho contemplado por editais diversos, como SESC Sonoro, Cine Furnas Cultural, SESI SP e outros. Hoje é membro pesquisador do Observatório da Diversidade Cultural e mestrando em Artes pela UEMG.

José Márcio Barros, UEMG

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor do PPG Artes e da Escola de Música (ESMU) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Professor do PPg Cultura e Sociedade da UFBa. Professor da PUC Minas nos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Relações Públicas. Atua nas áreas da Antropologia, Políticas Públicas e Cultura e Comunicação com ênfase em Gestão Cultural; Políticas Culturais; Diversidade Cultural; Processos de mediação. É autor de vários artigos publicados em periódicos, dentre outros trabalhos,. Publicou e organizou os seguintes livros: Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas; Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica; As mediações da Cultura, publicado pela Editora PUC Minas; Pensar e Agir com a cultura, publicado pelo ODC e Federalismo e políticas culturais no Brasil e Dimensões e Desafios Políticos para a Diversidade Cultural, ambos publicados pela EDUFBa; Gestão Cultural e Diversidade: do Pensar ao Agir e Planos Municipais de Cultura: reflexões e experiências pela EDUEMG; Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável. Coordena a organização não-governamental e grupo de pesquisa (CNPq) Observatório da Diversidade Cultural e o Programa Pensar e Agir com a Cultura.

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Publicado

2023-09-22

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA