• Resumo

    OLHARES DE GˆˆÊNERO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19:: ASPECTOS DA COBERTURA JORNAL´ÍSTICA DOS PORTAIS INDEPENDENTES AZMINA E THINK OLGA

    Data de publicação: 27/07/2023

    O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica realizada junto ao Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero da Universidade Estadual de Ponta Grossa que teve como tema a cobertura jornalística de veículos com viés feminista sobre o período da pandemia de Covid-19 no Brasil. Foram analisadas de forma qualitativa 32 reportagens produzidas pelo portal AzMina e 8 reportagens do Think Olga de janeiro a dezembro de 2020, a partir de critérios envolvendo aspectos próprios das produções. A pesquisa teve como objetivo principal demonstrar como o jornalismo alternativo e com enfoque de gênero atuou na cobertura da Covid-19, construindo narrativas sobre as mulheres com abordagem interseccional.

  • Referências

    DUTRA, Zeila Aparecida. A primavera das mulheres: Ciberfeminismo e os movimentos feministas. Feminismos. vol.6, n.2, pp.19-31. Maio, 2018.

    HASAN, Valeria F, GIL, Ana Soledad. La comunicación con enfoque de género, herramienta teórica y acción política. Medios, agenda feminista y prácticas comunicacionales. El caso de Argentina. Revista de Estudios de Género La Ventana. n. 43. pp. 246-280. Jan. /Jun. 2016.

    MANO, Maíra Kubík T. De um jornalismo sexista a um jornalismo com perspectiva de gênero. Lutas Sociais. São Paulo, vol.21, n.39, pp.9-20. Jul-Dez, 2017.

    PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados e as reelaborações no setor. ECO-Pós. v.12, n.2, pp.46-61, Mai-Ago, 2009.

    PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura. v.11, n.2, pp. 263-274. Jul-Dez, 2008.

    SANTOS, Letícia de Faria Ávila, MIGUEL, Katarini Giroldo. Perspectivas digitais na produção de conteúdo jornalístico feminista: plataformas e estratégias da Revista AzMina. Anais [...]. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0392-1.pdf. Acesso em 05 jun. 2021.

    SILVA, Márcia Veiga da. Masculino, o gênero do jornalismo: um estudo sobre os modos de produção das notícias. Porto Alegre, 2010.

    WOITOWICZ, Karina Janz. Periodismo alternativo y militancia feminista: Experiencias de portales digitales con enfoque de género en Ecuador. Quito: Ciespal, 2019.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal