• Resumo

    O processo comunicacional de justificação recíproca em Jürgen Habermas e sua importância para a Comunicação Pública

    Data de publicação: 11/12/2023

    A partir do livro mais atual de Habermas, o artigo busca compreender como o processo comunicacional de justificação recíproca pode alimentar uma comunicação pública capaz de articular a formação do sujeito político autônomo ao processo cooperativo de busca pela definição do interesse público. Habermas nos convida a não deixar de lado nossas experiências e o processo de florescimento de nossa autocompreensão, mas a articular a experiência singular com a busca pelo ponto de vista moral necessário à justificação recíproca. Diante da devastação das vidas e das sociedades governadas pelo neoliberalismo, diante do aumento dos ódios, do repúdio às diferenças, dos preconceitos de gênero, classe e raça e da valorização de políticas individualistas e meritocráticas, pensar o papel das esferas públicas como processo central às democracias deliberativas requer uma comunicação pública amparada pela reflexividade uma rede de esferas públicas que permite a todos os participantes a chance de reconsiderar e redefinir constantemente seu horizonte partilhado de experimentação e agência coletiva.

  • Referências

    BIROLI, Flávia. "Agentes imperfeitas: contribuições do feminismo para a análise da relação entre autonomia, preferências e democracia". Revista Brasileira de Ciência Política, n. 9, 2012, p. 7-39.

    BIROLI, Flávia. Autonomia, opressão e identidades: a ressignificação da experiência na teoria política feminista. Estudos Feministas, v. 21, p. 81-105, 2013.

    BIROLI, Flávia. Autonomia, preferências e assimetria de recursos, RBCS, v.31, n.90, 2016, p.39-57.

    BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de Comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 1-33.

    BRATOSIN, Stefan; TUDOR, Mihaela. Comprendre la Communication publique et politique. Paris: L’Harmattan, 2021.

    CHAMBERS, Simone. Reasonable Democracy. London: Cornell University Press, 1996.

    COOKE, Maeve (ed.). On the Pragmatics of Communication. Cambridge: MIT Press, 1998.

    ESTEVES, João Pissarra. Espaço público e democracia: comunicação, processo de sentido e identidade social. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003.

    ESTEVES, João Pissarra. Sociologia da comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

    FORST, Rainer. Justificação e crítica: perspectivas de uma teoria crítica política. São Paulo: Unesp, 2018.

    GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley. Comunicação e Democracia. São Paulo: Paulus, 2008.

    HABERMAS, J. Habermas, J. On systematically distorted communication. Inquiry, v.13, 1970, p.205-218.

    HABERMAS, Jürgen. “Actions, Speech Acts, Linguistically Mediated Interactions, and the Lifeworld”. In: COOKE, Maeve (ed.). On the Pragmatics of Communication. Cambridge: MIT Press, 1998.

    HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communicative Action. Boston: Beacon Press, 1987, vol II: Lifeworld and System: a critique of functionalist reason.

    HABERMAS, Jürgen. “A Reply to my Critics”. In: THOMPSON, John B., HELD, David (eds.). Habermas: critical debates. Cambridge: MIT Press, 1982, p.219-283.

    HABERMAS, Jürgen. “A Reply”. In: HONNETH, Axel & JOAS, Hans (eds.). Communicative Action: Essays on Jürgen Habermas’s The Theory of Communicative Action. Cambridge: MIT Press, 1991, p.214-264.

    HABERMAS, J. Passado como futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

    HABERMAS, Jürgen. “Discourse Ethics: Notes on a Program of Philosophical Justification”. In: BENHABIB, Seyla & DALLMAYR, Fred (eds.). The Communicative Ethics Controversy. Cambridge: MIT Press, 1995, p.60-110.

    HABERMAS, J. Between Facts and Norms: contributions to a discourse theory of law and democracy. Cambridge: MIT Press, 1996, p.1- 41.

    HABERMAS, J. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e da política deliberativa. Berlin: Suhrkamp, 2022.

    JARAMILLO LÓPEZ, Juan Camilo. Advocacy: uma estratégia de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 61-80.

    KOÇOUSKI, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP, 2013. p. 41-58.

    KOHN, Margaret. “Language, Power, and Persuasion: Toward a Critique of Deliberative Democracy.” Constellations, v.7, nº3, 2000, p.408-429.

    MARQUES, A. C. S., MAFRA, R.L.M. Conflitos morais em contextos organizacionais: reconhecimento ideológico, empatia e resistência In: Comunicação, mercado e tecnologia.1 ed.Macapá : EDUNIFAP (Editora da Universidade Federal do Amapá), 2015, v.1, p. 94-120.

    MARTINO, Luis Mauro Sá; MARQUES, A. C. S. A ética da comunicação a partir da abordagem dos conceitos de interesse e uso da linguagem. Galáxia (PUCSP), v. 23, p. 139-152, 2012.

    MATOS, Heloiza. Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2012.

    MATOS, Heloiza; GIL, Patrícia. Alternativas ao conceito e à prática da comunicação pública. Revista Eptic On-line, v. 15, n. 2, p. 12-27, 2013.

    MATOS, Heloisa. Pesquisas em comunicação pública e política: vertentes teóricas e metodológicas. ECA-USP, 2016.

    MASSUCHIN, Michele et al. Comunicação Pública na teoria e na empiria: aspectos da produção científica brasileira recente. Anais do 32º Encontro Anual da Compós, Universidade de São Paulo (USP), 2023.

    MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Jamil. Por uma definição de Comunicação Pública: Tipologias e experiências brasileiras. Anais do VII Congresso da Compolítica. Porto Alegre, 2017.

    OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação organizacional e comunicação pública. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP, 2013. p.15-28.

    WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. A comunicação pública e a qualidade da democracia. In:MENDONÇA, R.; SARMENTO, R. (orgs.). Crises da democracia e esfera pública. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2023, p.211-233.

    WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. Realidade e Limites da Pesquisa Empírica em Comunicação Pública. Matrizes, v. 16, p. 141-159, 2022.

    WEBER, Maria Helena. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, M.H.; COELHO, M.P.; LOCATELLI, C.. (Org.). Comunicação Pública e Política -pesquisa e práticas. 1ed.Florianópolis: Editora Insular, 2017, v. 1, p. 23-56.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal