• Resumo

    Verticalidade ou horizontalidade da informação; Estudo de caso do programa “Estúdio Santa Catarina da RBS”

    Data de publicação: 08/05/2013

    O presente estudo nasceu do anseio de compreender os conflitos e consequências da formação de uma comunicação vertical em detrimento de uma comunicação horizontal. Por comunicação vertical entendermos uma comunicação ancorada no paradigma da indústria cultural e baseada em uma perspectiva de autoritarismo ligada aos interesses econômicos da publicidade. Por outro lado, a comunicação horizontal está ligada ao paradigma da democratização da informação englobando as particularidades da regionalidade e estabelecendo um canal aberto de participação cidadã. Para efetivar o estudo, analisamos o programa “Estúdio Santa Catarina” a partir das categorias de análise dispostas no decorrer do trabalho e tendo como fundamento teórico o conceito de circularidade da informação desenvolvido por Pierre Bourdieu.

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal