• Resumo

    Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)

    Data de publicação: 09/07/2014

    A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal