• Abstract

    Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016

    Published date: 18/08/2017

    Este artigo analisa como as eleições de 2016 ganharam visibilidade na cobertura jornalística feita pelos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA), nas páginas do Facebook. Trata-se de um estudo comparado para compreender similaridades e diferenças no espaço destinado ao tema político-eleitoral em cada um dos jornais de diferentes localidades do Nordeste. A análise está amparada na importância da informação jornalística nos processos eleitorais, assim como no papel das redes sociais digitais no processo de circulação e recirculação de conteúdos informativos. A técnica de pesquisa empregada é a análise de conteúdo, a partir de uma abordagem quantitativa. O período de observação compreende toda a disputa eleitoral de 2016, na qual os dois veículos fizeram 1.871 postagens no Facebook.

Vozes e Diálogo

Academic magazine linked to Communication courses and the Master's Program in Public Policy Management at the University of Vale do Itajaí (Univali).

Access journal