• Abstract

    Estratégia (Trans)midiática do Grupo RBD e sua atemporalidade geracional

    Published date: 08/12/2023

    O objetivo deste artigo consiste em analisar a estratégia do grupo RBD a partir dos conceitos de transmídia elencados por Jenkins (2009), a fim de verificar se a adoção desta estratégia proporcionou ao grupo a sua atemporalidade e presença no cenário musical contemporâneo. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma Pesquisa Exploratória-Descritiva e, como procedimentos técnicos, utilizou-se Pesquisa Bibliográfica e Documental através de estudo de caso. Por meio deste estudo, foi possível constatar que as ações do grupo RBD atendem os sete conceitos de Jenkins (2009) como uma narrativa transmídia. Porém, além disso, percebeu-se que o sentimento de orfandade por parte dos fãs, que surgiu a partir da abrupta notícia de encerramento do grupo em 2008, gerou nestes um protagonismo que, por meio das ações por eles promovidas, mantiveram a visibilidade do grupo nas diferentes mídias, a ponto de que o tão sonhado retorno, solicitado continuamente, fosse atendido no concerto virtual “Ser o Parecer, em 2023. Sendo assim, é possível destacar que a junção das estratégias transmídia realizadas pelo grupo, somadas às ações dos fãs, garantiram ao grupo RBD visibilidade e atemporalidade no cenário musical contemporâneo. 

Vozes e Diálogo

Academic magazine linked to Communication courses and the Master's Program in Public Policy Management at the University of Vale do Itajaí (Univali).

Access journal