• Abstract

    É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense

    Published date: 08/03/2017
    O editorial é um dos gêneros mais populares do Jornalismo. Ele atua como reflexo do consenso de opiniões que constituem a empresa jornalística e figura como um indicador, que busca pautar a opinião pública ao destinar-se à coletividade. Em outras palavras, o objetivo do editorial é persuadir o leitor a compactuar com o mesmo posicionamento assumido pela imprensa diante de um acontecimento. Nesse processo argumentativo, o discurso editorial constitui-se a partir de um mosaico de ideologias e discursos das instituições e pessoas que se ligam a dinâmica de influência da empresa comunicativa. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar como se dá a composição argumentativa de dois editoriais do periódico cascavelense Gazeta do Paraná. A análise baseia-se nos estudos de autores, como Koch (2000, 2004), Charaudeau (2006), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Breton (1999), Melo (2003) e Rossi (2000).

Vozes e Diálogo

Academic magazine linked to Communication courses and the Master's Program in Public Policy Management at the University of Vale do Itajaí (Univali).

Access journal