Este trabalho apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa sobre cobertura jornalística de crises em políticas públicas. Com base na abordagem teórica do enquadramento (framing) e na técnica de análise de conteúdo, a pesquisa analisou a cobertura do jornal impresso O Estado de S. Paulo sobre a edição de 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, houve uma crise no Ministério da Educação provocada pela notícia do vazamento da prova. O artigo busca responder à seguinte questão: quais enquadramentos de mídia predominaram nas capas do jornal O Estado de S. Paulo no período inicial da crise do vazamento de provas do Enem 2009? Foi realizada uma análise de conteúdo em 11 chamadas publicadas em sete edições na primeira semana de outubro de 2009, período inicial e agudo da crise. Os resultados sugerem que a predominância dos enquadramentos de atribuição de responsabilidade e interesse humano.
Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).