O artigo faz uma trajetória histórica das imagens que ajudaram a constituir a identidade do futebol brasileiro. Parte-se da hipótese de que a construção das características e estereótipos do esporte no Brasil foram reforçadas com a seleção de imagens veiculadas pelo Canal 100, um cinejornal produzido entre 1959 e 1986, e que este perfil foi alterado com o fenômeno da futebolização (KOCH, 2021), gerando a ideia de um evento hiper-real (BAUDRILLARD, 1981). A base teórica para realizar esta comparação vem com Hartog (2013) e o regime de historicidade, que articula a relação do indivíduo com o tempo. Com isso, pretende-se, como resultado, apontar as transformações que modificaram esses estereótipos no imaginário do torcedor, a partir das suas relações com as imagens que determinam o que é o futebol brasileiro em suas particularidades.
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Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).