• Resumo

    A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais

    Data de publicação: 07/08/2013

    Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal