• Resumo

    A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso

    Data de publicação: 12/02/2016

    Este artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida.

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal