• Abstract

    CULTURA DIGITAL E A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE

    Published date: 21/07/2025

    Diante do atual cenário educacional, fortemente marcado pela presença da cultura digital, os processos de ensino e aprendizagem vêm sendo atravessados por transformações significativas, impulsionadas pela inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em contextos formais e não formais. Entretanto, tais mudanças não se operam de forma linear ou homogênea: emergem tensões, resistências e ressignificações no cotidiano escolar. Neste contexto, a pesquisa se orientou pela seguinte problemática: "Como a cultura digital se reflete nas práticas pedagógicas de docentes do ensino fundamental?". A partir dessa questão, o estudo teve como objetivos discutir os sentidos atribuídos à cultura digital no ambiente escolar e analisar como professoras dos anos iniciais do ensino fundamental incorporam — ou resistem à incorporação — das TDIC em suas práticas pedagógicas.

Anais do Congresso Brasileiro de Políticas da Vida na Era Digital

Este Congresso Científico busca interpelar e compreender as novas roupagens da biopolítica a partir da transmutação do eu a um perfil, bem como a modificação e criação de organismos a partir dos saberes emergentes das ciências biotecnológicas. Tais proposições são organizadas a partir de um trabalho conjunto de três Grupos de Pesquisa de três universidades brasileiras (UNIVALI, UFSC e UFS).  

Access journal