Este artigo apresenta um estudo comparativo entre os padrões de Objetos de Aprendizagem SCORM e Common Cartridge (CC), com enfoque em avaliar a maturidade atual do CC para adoção em projetos educacionais. O estudo foi conduzido em três etapas: (i) Estudo Documental: onde foram analisadas as especificações do CC pontuando as diferenças em relação ao SCORM; (ii) Estudo Exploratório: onde foi avaliada a disponibilidade de ferramentas para criação e gestão de conteúdo SCORM e CC; e (iii) Estudo de Caso: onde foram comparadas a implantação de objetos CC e SCORM no ambiente MOODLE versão 2.2. Os indícios apresentados neste artigo permitem conjecturar que nos próximos 3 a 5 anos o padrão Common Cartridge terá tomado boa parte do espaço hoje ocupado pelo SCORM.
O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.