• Resumen

    Análise jurídico-constitucional das relações possessórias em áreas de ocupação dos povos originários brasileiros à luz da Carta Magna

    Published date: 22/10/2025

    O presente artigo pretende analisar a evolução do entendimento jurídico-constitucional sobre a posse de terras indígenas no Brasil, desde a chegada dos europeus até a recente decisão do STF que rejeitou o marco temporal. Através de uma abordagem histórico-jurídica, o texto explora a legislação desde o Alvará Régio de 1680 até a Constituição Federal de 1988, demonstrando como a proteção dos direitos indígenas tem sido uma luta constante. O objetivo é demonstrar que o paradigma normativo brasileiro está em consonância com os princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana e a valorização da diversidade cultural, assegurando que as terras indígenas não se limitam à questão da posse material. A metodologia utilizada envolve a análise de documentos históricos, legislação e jurisprudência, destacando a importância da decisão do STF em reconhecer a posse indígena como um direito originário e ancestral, distinto dos conceitos civilistas de posse. Os principais resultados mostram que a proteção dos territórios indígenas é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a valorização dos conhecimentos ancestrais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

  • Citas

    Corrêa, J. G. S. A ordem a se preservar: a gestão dos índios e o Reformatório Agrícola Indígena Krenak. Dissertação de mestrado em Antropologia Social. Rio de Janeiro, PPGAS/MN/UFRJ, 2000.

    Cunha, M. C. História dos índios no Brasil. 2ª ed. São Paulo. Companhia das Letras Secretaria Municipal de Cultura: faprsp, 1992.

    Dal Poz Neto, J. No país dos Cinta-Larga. Dissertação de mestrado em Antropologia, Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo, 1991.

    Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Lei restituindo aos índios do Grão-Pará e Maranhão a liberdade de suas pessoas, bens e comércio - Arquivo Nacional da Torre do Tombo - DigitArq. Arquivo Nacional. Disponível em: <https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4223279>. Acesso em: 2 jun. 2024.

    Ferreira, L. P. Comentários à Constituição brasileira. 6ª ed. vol.7. São Paulo: Saraiva, 1995.

    Ferreira, L. P. Curso de direito constitucional. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

    Galeano, E. As Veias Abertas da América Latina. 23ª ed. Rio Grande do Su: Porto Alegre. L&PM, 2024.

    Gonçalves, C. R. Direito Civil Brasileiro: Direito das Coisas. v. 2. 18ª ed. São Paulo: SaraivaJur, 2023.

    Gonçalves, C. R. Direito Civil Brasileiro: parte geral. v. 1. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em <https://brasil500anos.ibge.gov.br/>. Acesso em: 2 jun. 2024.

    Maxwell, J. F. Slavery and the Catholic Church: The history of catholic teaching concerning the moral legitimacy of the institution of slavery. California: Barry Rose Publishers, 1975.

    Mendes Júnior, J. Os indígenas do Brazil: Seus direitos individuais e políticos. São Paulo: Typ. Hennies Irmãos, 1912.

    Mendes, M. Função social da propriedade - O que é e principais aspectos. Aurum. Disponível em: <https://www.aurum.com.br/blog/funcao-social-da-propriedade/>. Acesso em: 27 maio 2024.

    Moraes, A. Direito constitucional. 13ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

    Morgan, L. H. Ancient Society, or Researches in the Lines of Human Progress from Savagery through Barbarism to Civilization. New York, 1881.

    Pereira, L. M. P. As sesmarias em Portugal e no Brasil: a colonização do Brasil analisada por meio das cartas de doação e dos forais. 2011. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.

    Ribeiro, D. O povo brasileiro. 3ª Ed. São Paulo: Global, 2015.

    Ribeiro, D. As Américas e a Civilização: Processo de Formação e Causas do Desenvolvimento Desigual dos Povos Americanos. 7ª Ed. São Paulo: Global, 2021.

    Rocha, M. A. Breve história da propriedade imobiliária no Brasil. blogspot.com. Disponível em: <https://mauroantoniorocha.blogspot.com/2013/10/breve-historia-da-propriedade.html>. Acesso em: 27 maio 2024.

    Savigny, F. C. Das Recht des Besitzes. 7ª ed. Deutschland, 1865.

    Schwarcz, L. M; STARLING, H. M. M Brasil: uma biografia. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

    Silva, J. A. Curso de direito constitucional positivo. 19ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

    Silva, J. A. Parecer jurídico. 2016. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6/documentos-e-publicacoes/artigos/docs_artigos/jose-afonso-da-silva-parecer-maio-2016-1.pdf>. Acesso em: 30 mai. 24.

    Venosa, S. S. Direito civil: parte geral. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

    Vogt, J. L. Fernão de Loronha and the Rental of Brazil in 1502: A New Chronology. In: The Americas, 1967.

    Von Ihering, R. Teoria simplificada da posse. São Paulo: Edipro, 1999.

Revista Integratio

La Revista Integratio (RI) prioriza la publicación de artículos científicos inéditos de estudiantes de grado de todas las áreas del conocimiento, valorando investigaciones originales que contribuyan a nuevos debates académicos.

Access journal