• Resumo

    INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA ANGOLA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

    Data de publicação: 11/05/2017
    O objetivo deste artigo é analisar se as empresas brasileiras que estão indo explorar vazios institucionais em Angola estão sendo apoiadas pelo Estado. Foram adotadas as perspectivas teóricas relacionadas às temáticas de vazios institucionais, de vantagens específicas da firma (FSA) e o papel do Estado na internacionalização de empresas. A amostra do estudo foi composta de entrevistas com 12 especialistas das relações Brasil-Angola. Os resultados da investigação apontam que as empresas brasileiras que foram para Angola possuíam vantagens competitivas bem definidas e, em sua maioria, foram para o país africano visando explorar os vazios institucionais locais. Entretanto, na percepção dos atores envolvidos, as empresas brasileiras que estão indo explorar vazios institucionais, se valendo das suas vantagens competitivas, não foram apoiadas eficientemente pelo Estado brasileiro. Os achados também indicam que, para ter sucesso nos negócios em Angola, é fundamental construir parcerias com agentes locais como empresários e, sobretudo, o governo.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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