Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. Os estudos bibliométricos fogem ao escopo da revista

MISSÃO
A missão da Revista Alcance é contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área da Administração de Empresas, mediante a divulgação de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos.

Público alvo
O público alvo de nossa revista é composto por professores, alunos de pós-graduação, pesquisadores, bem como consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas da Área de Administração e Áreas afins.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação ocorre da seguinte forma:

1) Avaliação "desk review":

a) Quanto ao formato, realizada pela Assistente Editorial;
b) Quanto ao conteúdo, realizada pelo Editor Assistente.

2) Etapa de avaliação "blind review".
Envolve a avaliação do artigo por dois especialistas no tema de forma "blind review".

3) Caso haja divergências na avaliação, um terceiro avaliador especialista no tema de pesquisa será convidado para resolver as diferenças de análise.

4) No caso de análise pelo terceiro avaliador, caberá aos Editores a definição final sobre a publicação.

Diretrizes para Avaliação

As diretrizes de avaliação consistem nas seguintes etapas:

- Originalidade do trabalho, em termos da contribuição ao conhecimento que é oferecida pelo artigo;
- O objetivo do manuscrito deve está claro e bem definido;
- Relevância e consistência teórica do texto reflete o estado-da-arte do conhecimento na área;
- Qualidade de redação e organização do texto;
- Contribuição do trabalho para o conhecimento na área;
- Metodologia utilizada: propriedade, qualidade, nível de sofisticação;
- Qualidade da análise teórico-empírica, discussão das limitações e da robustez dos achados;
- Conclusões e implicações para a teoria, prática administrativa e contribuição social.

Após o preenchimento do formulário de avaliação, o avaliador terá que escolher um recomendação final:

- Aceitar (artigo está aprovado, mas com sugestões de melhorias).
- Correções obrigatórias (o artigo tem potencial para aprovação se as sugestões obrigatória foram implementadas).
- Submeter novamente para avaliação (o artigo tem potencial, mas apresenta muitos problemas e precisa ser revisto e submetido a nova rodada de avaliação, os avaliadores serão os mesmos da 1ª rodada). revista).
- Rejeitar (não tem condições de ser publicado).

O avaliador poderá anexar um documento para os autores, lembramos que não poderá haver a identificação do avaliador no arquivo (verificar a propriedade do arquivo).

Periodicidade

Revista Alcance is published every four months.

Áreas de Interesse

- ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Descrição: Artigos que apresentem contribuição para o desenvolvimento, implementação, adoção, uso, gerenciamento estratégico e impacto dos sistemas de informação em diferentes níveis de análise (indivíduos, grupos, organizações, redes e sociedade). Os tópicos de interesse podem incluir: Contribuições metodológicas ou teóricas para o campo; Gestão da informação e de processos nas organizações; Processo decisório; Transformação digital; Gestão do conhecimento; Sistemas de informação; Aspectos individuais e de grupos no uso de sistemas de informação; Estratégias, investimentos e governança de TI; Cidades e comunidades inteligentes; Sistemas móveis (ubíquos); Inteligência artificial; Sistemas de registros distribuídos (blockchain); Indústria 4.0; Internacionalização e sistemas de informações globais.

- CASOS PARA ENSINO
Descrição: Um caso para ensino transporta o estudante para uma vivência muito próxima da situação real, possibilitando a construção de conhecimento de forma indutiva e a oportunidade para desenvolver habilidades analíticas e administrativas que envolvam definição do problema, identificação de alternativas, estabelecimento de objetivos, critérios para tomada de decisão, escolhas de alternativas e planos de ação, num ambiente de laboratório.

- EMPREENDEDORISMO
Descrição: Comportamento e perfil empreendedor e intraempreendedor; Criação, crescimento e desempenho de novos negócios; Empreendedorismo e negócios inovadores; Empreendedorismo Internacional; Empreendedorismo social e negócios de impacto social; Políticas públicas de fomento ao empreendedorismo; Financiamento e capital para pequenas empresas; Ensino e pesquisa em empreendedorismo.

- ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Descrição: Aspectos teóricos e metodológicos da vantagem competitiva; Formulação, implementação e mudança das estratégias; Estratégia e conhecimento; Estratégias empresariais e corporativas; Estratégia e cooperação; Estratégia em negócios internacionais; Estratégia, Governo e Desenvolvimento.

- FINANÇAS
Descrição: Finanças comportamentais; Finanças corporativas; Produtos financeiros; Planejamento e controle financeiro; Contabilidade; Gestão de risco e derivativos; Gestão de instituições financeiras; Seguros e previdência; Finanças do 3º setor; Finanças de pequena empresa; Governança Corporativa; Compliance; Avaliação de investimentos; Comportamento do Mercado Acionário.

- FÓRUM TECNOLÓGICO
Descrição: Trabalhos de interesse de acadêmicos e praticantes da Administração, abrangendo todos os tópicos relacionados à gestão, com ênfase na identificação e recomendação de soluções para problemas gerenciais. Os artigos devem ter fundamento científico rigoroso, ainda que sua apresentação seja em um formato que privilegie a leitura não técnica, acessível ao público do ambiente de negócios.

- GESTÃO DE PESSOAS
Descrição: Liderança e Desenvolvimento Gerencial; Comportamento Organizacional; Processos em Gestão de Pessoas (Políticas e Práticas de/em Gestão de Pessoas); Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão do Conhecimento; Aprendizagem multinível; Competências; Relações de trabalho e emprego; Diversidade.

- MARKETING
Descrição: Comportamento do consumidor (organizacional ou final); Gestão de produtos e serviços (marca e novos produtos); Gestão de preços; Gestão da distribuição (canais, logística); Gestão do composto comunicação/promoção (propaganda, vendas, promoções e demais atividades de comunicação de Marketing); Estratégia e desempenho em marketing e vendas (Marketing e a estratégia, desenvolvimento e execução de estratégias de Marketing, orientação para o mercado, interações competitivas, desenvolvimento de recursos e competências em Marketing); Marketing metrics (controle de Marketing, medidas de desempenho, eficácia do investimento em Marketing); Marketing e gestão de relacionamento; Marketing digital e inovação. Temas em contextos específicos como Marketing da moda, Marketing de luxo, Marketing sustentável ou verde, Marketing social, Ética no marketing, RSC e Marketing, Marketing internacional e outros.

- OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
Descrição: Operações em Administração Pública; Gestão estratégica de operações industriais e serviços; Logística e Supply Chain Management; Operações sustentáveis; Clusters e redes interorganizacionais e Globais; Inovação e Indústria 4.0; Estratégia climática e Economia Circular; Gestão de projetos.

- SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Descrição: Pesquisas e práticas que visam o Desenvolvimento Sustentável, abrangendo questões ambientais, sociais e econômicas de sustentabilidade nas organizações públicas e privadas, como contribuição às Pessoas e ao Planeta, em prol da prosperidade, visando uma sociedade mais justa, resiliente e sustentável, englobando as seguintes áreas de interesse: Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; Economia circular; Cadeia de suprimentos sustentável; Inovação sustentável; Educação para o desenvolvimento sustentável; Governança, legislação e política de sustentabilidade; Sustentabilidade corporativa e responsabilidade social corporativa; Sustentabilidade estratégica corporativa; Produtos e serviços sustentáveis; Marketing de sustentabilidade; Avaliação ambiental e de sustentabilidade; Sistemas de gestão ambiental; requisitos e indicadores da sustentabilidade; Consumo sustentável; Comportamento do consumidor sustentável.

Indexação

Indexadores:
- Redalyc
- ProQuest
- SPELL
- Periódicos CAPES

Directórios de dados:
- ULRICH
- EBSCO
- LATINDEX

Tempo médio para publicação

O tempo médio para publicação (entre a submissão e publicação) é de 12 meses.