ANÁLISE VERTICAL DO STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL ENTRE 1980 E 2006
O presente estudo apresenta os resultados de uma análise vertical nos artigospublicados pelo Strategic Management Journal desde seu primeiro número em 1980 até o número de setembro de 2006 com o objetivo de mapear o crescimento e a evolução dos temas estratégia e planejamento estratégico. Os resultados obtidos são parte de uma pesquisa maior, em andamento, com objetivo de verificar a evolução desses temas entre os principais periódicos internacionais com reputação similar à do Strategic Management Journal. As informações obtidas permitirão um maior conhecimento sobre os principais periódicos internacionais com foco em estratégia. No processo de seleção realizado em três etapas foram identificados 922 artigos sobre estratégia e 112 artigos sobre planejamento estratégico, dentre os 1.500 artigos publicados no período. Por meio de metodologias semelhantes a estudos desenvolvidos com objetivos similares, foram identificados os autores que mais publicaram. Também se verificou uma diminuição na quantidade de artigos sobre os dois temas estudados, ao mesmo tempo em que a quantidade de páginas e autores por artigo aumentaram.