CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DA VITIVINICULTURA NA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA DO BRASIL
Data de publicação: 30/04/2021
No meio rural, o aumento da concorrência e a disputa por novos mercados têm demandado dos produtores certas características comportamentais, tais como inovar, assumir riscos calculados e tomar decisões diante de incertezas, isto é, um comportamento empreendedor. Com isso, o estudo buscou analisar a relação de características empreendedoras e o desempenho de vitivinicultores da região da Campanha Gaúcha do Brasil. Com uma abordagem quantitativa, aplicaram-se questionários para 57 produtores de uva da região da Campanha Gaúcha, sendo os dados analisados por estatística descritiva, teste de hipóteses e regressão linear múltipla. Nos resultados, constatou-se relação entre as características empreendedoras e o desempenho econômico-financeiro e mercadológico dos produtores de uva, com destaque à característica “Inovação e Planejamento”. Além disso, o estudo traz um panorama da produção vitivinícola da Campanha Gaúcha, a qual possui capacidade para inovação e desenvolvimento regional. O estudo contribui ao relacionar o comportamento empreendedor e o desempenho do agronegócio da produção de uvas, sendo que o modelo teórico elaborado no estudo propicia sua futura utilização em diferentes contextos agropecuários.