• Resumo

    CLIENTES OU TORCEDORES: A EMPRESARIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL

    Data de publicação: 05/08/2008
    Devido a crescente influência das empresas no mundo de hoje, as estratégias, a linguagem, as técnicas e o lucro, antes dimensões restritas a este tipo de organização, transbordaram para outras de organizações cujo objetivo principal não era o resultado financeiro. Pretende-se neste artigo questionar a influência que a lógica de ação empresarial (empresarização) exerce sobre o futebol brasileiro, tornando-se necessário abordar também, considerando a transformação do futebol em produto, o consumo como elemento central na vida dos indivíduos. Assim, inicialmente, apresenta-se a evolução do futebol, depois, desenvolve-se o conceito de empresarização, na seqüência, aborda-se o consumo como elemento de distinção social, logo após, discorre-se acerca da força da lógica empresarial nos clubes de futebol e, por fim, apresenta-se as considerações finais.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal