• Resumo

    ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGOGÓGICAS

    Data de publicação: 05/08/2008
    O ensino de empreendedorismo é carente de estudos que possam subsidiar a elaboração de metodologia para a formação de empreendedores. Assim, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do processo ensino-aprendizagem analisando os conceitos e práticas pedagógicas em instituições de ensino superior (IES). Foram coletados dados de três IES americanas e 21 brasileiras.Os resultados revelam similaridades como a percepção de que os cursos de administração privilegiam a gestão de grandes organizações em detrimento das pequenas e médias, e que o ensino de empreendedorismo pode incrementar o pensamento criativo, a inovação e a habilidade de descobrir problemas e resolvê-los de maneira original. Porém, no Brasil, existe a carência de formação de pesquisadores e professores especialistas.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal