• Resumo

    AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL

    Data de publicação: 05/08/2008
    Este estudo evidencia as representações sociais presentes nos discursos dos membros de uma empresa de telefonia celular com relação à temática ambiental. Partese do entendimento de que várias estratégias são adotadas nas organizações na tentativa de disseminar determinado discurso ambiental. Como esses esforços dividem espaço com outras pressões, emerge um discurso fragmentado (FINEMAN, 1996) e permeado por representações sociais convergentes e divergentes com os objetivos da organização. Para entender esse processo, a abordagem das Representações Sociais é discutida. A concepção adotada é baseada nas contribuições de Moscovici (1981, 1984, 2003a, 2003b). Defende-se que as Representações Sociais permitem a construção de uma realidade compartilhada por determinado grupo social (JODELET, 1989). Em seguida, a argumentação foca os discursos ecológicos em suas inserções nos interesses organizacionais. Por fim, um estudo de caso realizado na Antena oferece evidências empíricas para embasar a discussão. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de 40 entrevistas semi-estruturadas. A análise foi realizada com base na Análise do Discurso (FIORIN, 1989), que permitiu o mapeamento das Representações Sociais sobre a temática ambiental na Antena.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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