• Resumo

    NEM DESISTIR, NEM TENTAR! SERÁ QUE CANTAR AGORA TANTO FAZ? O DILEMA DE LUKA NUM CONTEXTO PANDÊMICO

    Data de publicação: 24/02/2022
    Dilema: Fazer ou não uma “live”. Objetivo educacional: O caso foi elaborado com o intuito de discutir questões relativas a cenários de crise e tomada de decisão, além de trazer perspectivas de análise de mudanças advindas de interações entre aspectos internos e externos às organizações. Nas notas de ensino constam 6 objetivos de aprendizagem associados, principalmente: a análise do ambiente, metáforas organizacionais, decisões não programadas e os elementos de decisão. Contextualização: O surgimento de um contexto pandêmico gerou uma crise mundial que acabou impactando a indústria da música de diversas formas. Um dos impactos concerne à popularização de um novo formato de produção musical (as “lives”). Um cantor e compositor de 30 anos, Luka, teve seus objetivos profissionais comprometidos em virtude dessa situação pandêmica e, juntamente com o pessoal da sua agência, precisava avaliar as possíveis consequências envolvidas na decisão de aderir ou não à realização de uma “live”; tendo que desenvolver potencialmente novas habilidades para encarar esse cenário. Tema principal: Cenários de crise e tomada de decisão. Público: O caso pode ser explorado por alunos de graduação e/ou pós-graduação (lato e/ou stricto sensu). Originalidade / valor: Por meio desse caso, os alunos podem identificar a presença de elementos teóricos numa situação prática, associando-a, por exemplo, às conceituações de metáforas propostas por Morgan (2007) para conceber a natureza de uma organização.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal