• Resumo

    Estratégias, fatores de mercado, posicionamento competitivo e desempenho de médias e grandes empresas: Um levantamento na região Nordeste do Brasil

    Data de publicação: 26/08/2011
    Muitos pesquisadores têm investigado os fatores que infl uenciam o desempenho das organizações. Neste estudo buscou-se identifi car se e quais dimensões da estratégia empresarial, posição competitiva e fatores de mercado afetam o desempenho. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa realizada junto a médias e grandes empresas que atuam na região Nordeste do Brasil. As principais conclusões mostram que uma maior velocidade na introdução de novos produtos, a boa reputação da empresa/imagem do produto relativa aos concorrentes e a quantidade de clientes imediatos infl uenciam positivamente o desempenho das empresas. Implicações gerenciais e sugestões para futura pesquisa também são apresentadas. PALAVRAS-CHAVE: Estratégia, Posição competitiva, Desempenho das organizações.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal